O que é o surrealismo

Qual era a nacionalidade de René Magritte?

O que Dali quer mostrar em sua obra paisagem paranoica?

o que significa o elefante para Dali?

Em que ano o pai de Aluisio Azevedo morreu?

quando jean-françois millet morreu?

domingo, 23 de maio de 2010

Plutão:o deus do mundo inferior Alexia n 03



Plutão era um deus muito temido pelos Romanos e Gregos, ao contrário do que todos pensam, ele não era exatamente mau, Plutão era o deus que cuidava do mundo inferior; o mundo dos mortos, nenhum dos povos desejava a morte:já Plutão era a morte em pessoa.Os Romanos não temiam a morte como nós, a morte era natural,mas temida. Antigamente, não existia o céu (onde os bons espíritos habitam) e o inferno (onde os maus espíritos habitam), portanto, hoje em dia, o deus Plutão significa um Deus muito mau. Simplesmente, existia o mundo dos mortos, e isso era natural. Ninguém desejava a morte, e isso explica o medo por Plutão. É muito raro achar imagens de Plutão: não existem templos e nem muitas imagens romanas e gregas de Plutão. (Hades é Plutão só que em latim) CURIOSIDADE: Plutão usava uma mascara como na imagem, pois o rosto do deus era muito feio. Nem queira ver!!!
Por esse motivo ele teve que raptar Perséfone: filha da deusa da colheita Deméter, que não deixava a jovem virgem ver os homens.
Em uma de suas passagens para a Terra, Plutão viu Perséfone e se apaixonou por ela, ele a puxou e levou-lhe ao mundo inferior.
Deméter começou a chorar, chamando sua filha de volta. A terra, respondeu ficando infértil e árida.
Depois de nove dias, Júpiter resolveu ajudar Deméter, mandando Mercúrio ir para o Inferno, o deus ficou surpreso, quando tentou fazer Perséfone voltar, a mulher se recusava a ir de volta à Terra, pois havia se apaixonado por Plutão, já sabendo que não podia interferir no amor de Perséfone e Plutão, Mercúrio levou o caso a Júpiter, que também aceitou a paixão dos dois, mas fez uma sábia escolha: ela ficaria nove meses com sua mãe, e três meses com Plutão: a primavera, o verão e o outono com sua mãe e o Inverno com Plutão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário