O que é o surrealismo

Qual era a nacionalidade de René Magritte?

O que Dali quer mostrar em sua obra paisagem paranoica?

o que significa o elefante para Dali?

Em que ano o pai de Aluisio Azevedo morreu?

quando jean-françois millet morreu?

sábado, 28 de agosto de 2010

Édouard Manet: Pintor do Realismo – Camila Sielfeld de Medeiros N 08, 6A

Édouard Manet foi um importante pintor francês do século XIX. Nasceu em 23 de janeiro de 1823 na cidade de Paris e faleceu em 30 de abril de 1883.
É considerado por estudiosos de artes como um dos mais importantes representantes do impressionismo francês, embora muitas de suas obras possuam fortes características do realismo.
Manet utilizou tons fortes em suas pinturas. Usou técnicas de jogos de luz e o recurso de sombras e abordou em suas pinturas os temas da vida do período em que viveu.
Aos 12 anos, Édouard foi enviado para um importante colégio francês. Édouard era pouco aplicado e insolente. Os péssimos resultados obtidos na escola fizeram sua família concordasse que ele fosse marinheiro. Manet embarcou em um barco-escola para o Brasil. Se esta experiência não confirmou que Édouard não tinha vocação para a marinha lhe trouxe uma grande experiência. Foi no Brasil que ele desenvolveu gosto pelo exótico, pelas mulheres e foi contra o escravismo.
Após os fracassos ao tentar entrar para Escola Naval, Manet consegue apoio de seus pais para estudar pintura no ateliê em Paris. O quadro "O Cantor Espanhol" foi seu primeiro exposto no Salão de Paris em 1861 junto a obra "Retrato de Sr. e Sra. Auguste Manet" (um retrato de seus pais).

O "Cantor Espanhol" ganhou destaque na exposição pelas suas cores vivas. Depois disto, Manet ganhou reconhecimento.
Manet era um jovem amigável e sociável. Quando começou a fazer sucesso foi prontamente aceito em círculos de intelectuais e aristocratas de Paris. Manet contraiu sífilis que lhe causou muitas dores, paralisia e morreu quando tinha 51 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário