Os gregos eram politeístas, adoravam vários deuses, sendo que cada um era portador de poderes sobrenaturais e conhecidos por seus comportamentos parecidos com os humanos. Muitos destes deuses eram relacionados a histórias para explicar fatos da realidade. Foi a partir destas histórias que temos o surgimento da mitologia grega.
De acordo com a mitologia grega, Gaia (a Terra) e Urano (o céu) se uniram e deram origem aos gigantes, ciclopes e titãs. Um jovem titã, chamado Cronos, tomou o controle do céu de seu pai e passou a devorar todos os seus filhos para evitar que eles tomassem o seu poder. No entanto, Rea, mulher de Cronos, poupou o seu filho Zeus mantendo escondido em uma caverna na ilha de Creta. Tempos depois, Zeus se tornou um grande deus e ele se uniu a Hera. Os filhos de Hera e Zeus também eram divindades: Apolo, Afrodite, Atena, Hefestos, Dionísio e Hermes.
As manifestações religiosas dos gregos tinham forte caráter militar e nas cidades havia grandes festas e rituais onde a população buscava estreitar a relação com seus deuses.
domingo, 30 de maio de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário